A utilização das TIC na
Educação Superior me permitiu conhecer possibilidades de práticas, mas também
um mundo de teorias. Ambas precisam caminhar juntas quando falamos em educação
e o texto das autoras Pimenta e Lima (2005/2006) tratam dessa como dicotomia.
Não é um recurso apenas para
uso individual, mas para ser levado ao coletivo. No caso de atuação no estágio
diversos conteúdos podem ser trabalhos a partir de vídeos, filmes, músicas,
contos e histórias. Utilizando a tecnologia como aliada na exploração do
conhecimento.
O que aprendi na disciplina do
semestre anterior sobre as tecnologias abriu os olhos para as maneiras como os
conteúdos podem ser ensinados, desde jogos e brincadeiras à assuntos
considerados pesados, tornando atrativo sem perder a importância.
Pensando na formação dos professores, refletir em formas de inserir as TIC em cada disciplina seria algo que agregaria o conhecimento das possibilidades a serem desenvolvidas nas salas de aula. Como a experiência com professora que me levou a conhecer o infográfico, utilizar os programas para fazer nuvens de palavras, mapa mental, entre outros. A disciplina não tratava das tecnologias, mas as incluiu de diversas formas em seus conteúdos.
"Portanto, a habilidade que o professor deve desenvolver é a de saber lançar mão adequadamente das técnicas conforme as diversas e diferentes situações em que o ensino ocorre, o que necessariamente implica a criação de novas técnicas". (PIMENTA; LIMA, 2005/2006, p. 9-10).
http://intergalacticrobot.blogspot.com/2015/06/do-futuro-nas-escolas.html |
"A problematização da escola em movimento, a análise das práticas e as vozes dos sujeitos são diferentes elementos que dialogam permanentemente no desenvolvimento das práticas educativas e ajudam a compreendes seus limites e suas possibilidades." (PIMENTA; LIMA, 2017, p. 223).
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