Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Há algum tempo


https://pxhere.com/pt/photo/1575601
Faz algum tempo que passei pela Educação Básica e os professores estavam sempre atentos ao livro didático e a transmissão de conteúdos propostos como os mais importantes. O que acarretava em deixar alguns considerados de menor importância.
Mas foi na 5ª série (na época) que conheci uma professora que marcou minha trajetória escolar, a de matemática. Eu havia reprovado justamente nessa disciplina e estava fazendo tudo novamente, e ela trouxe para uma aluna apavorada que detestava os números e cálculos o gosto por tais conteúdos.
Sim, foi esta professora que se destacou em minha vida, muito elegante e sempre com um sorriso no rosto explicava tudo com tanta tranquilidade fazendo parecer que tudo era fácil, e se prestássemos atenção seríamos capazes de solucionar qualquer cálculo ou problema. Tanto que me tornei uma das melhores em matemática da turma.
Talvez a professora de matemática da 5ª série seja uma inspiração e deseje ser como ela, mas, hoje após um longo período fora das salas de aulas e com as experiências vividas na universidade tenha novas inspirações. Quem sabe desejando ser como ela, mas também ser um pouco mais devido as mudanças no cenário escolar das últimas décadas.
A preparação para sala de aula acontecerá quando houver a necessidade de colocar em prática tudo o que me foi ensinado, observando o ambiente com sensibilidade para ouvir os alunos, detectar seus anseios e procurar mediar o conhecimento. Entendendo que a preparação é diária, pois é necessário a criatividade, a disposição em buscar conhecer mais e energia para desenvolver atividade que atinja a atenção e o interesse desses.
Passando para observação em salas de aulas, o dia-a-dia pode ser cansativo para professores e alunos. O ensino pode ser algo enfadonho para o aluno enquanto transmitir conteúdos repetitivos de livros didáticos torna-se algo automático, já que ano após ano e em cada turma o assunto tratado é o mesmo.
Hoje nos deparamos com transformações, mudanças e inovações em diversas áreas, inclusive nas tecnologias, e a necessidade de um acompanhamento dos acontecimentos, tantos globais quanto no meio onde os alunos estão inseridos, precisam ser levados às salas de aula.
Em alguns dias estarei em uma sala de aula fazendo o estágio de observação e, vou me esforçar para ter um olhar sensível sobre as crianças e as metodologias desenvolvidas, buscando apreender o máximo possível do que me for proposto, como também  o que pode ser aperfeiçoado e  melhorado, pois entendo a necessidade de se aperfeiçoar ou melhorar.  

TIC e a sala de aula

A utilização das TIC na Educação Superior me permitiu conhecer possibilidades de práticas, mas também um mundo de teorias. Ambas precisam ...

As mais visitadas