Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Sempre estamos aprendendo!

Um dia diferente como universitária (o), é possível?


Sim, é possível. 

Com  a visita em três lugares ótimos na capital Aracaju, pudemos juntar descontração com novas aprendizagens. Talvez coisas simples que tenham passado desapercebido na trajetória de adquirir conhecimentos, porém não deixam de ser significativas.
A primeira parada foi no Oceanário, onde tivemos oportunidade de saber mais sobre o Projeto Tamar e todo seu trabalho para preservação das tartarugas, além dos aquários e tanques com peixes e outros animais aquáticos.


Visitamos o Centro de Turismo no prédio onde em 1874 funcionava a Escola Normal e que posteriormente em 1923 passou a ser Instituto Educacional Rui Barbosa. E também nesse prédio funciona o Museu do Artesanato de Sergipe.


E por último, mas não menos importante, fomos ao Museu da Gente Sergipana. Apresentando a cultura do Estado de forma interativa, dinâmica e simples.  O carrossel com as principais praça, o cordel interativo, a amarelinha com a tradições regional, o pião e os prédios históricos, a mesa das comidas típicas, a midiateca, o barquinho e as aventuras pelo bioma da região, e tantos outros.Se fosse pedido para resumir tudo em uma palavra, escolheria excelente!
Dia divertido e produtivo!

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Produzir para contribuir

https://www.flickr.com/photos/reanetbr/4479256530
Percebemos a importância do recurso educacional aberto quando precisamos de um livro para leitura e estudo, mas não o encontramos disponível para download ou não é possível copiá-lo. Podemos ir além, simplificando ainda mais, quando existe a necessidade de baixar uma imagem da internet para inseri-la em trabalhos, porém, antes é preciso saber se ela pode ou não ser utilizada por causa dos direitos reservados.O REA vai justamente na contramão dessas restrições, abrindo as possibilidades de ensino e  aprendizagem por facilitar o acesso e reuso de recursos publicados digitalmente. Ele não oportuniza apenas o acesso, mas a reutilização do material encontrado não apenas para a leitura ou cópia como também para modificar ou remixar e compartilhar novamente.Esse recurso não deve apenas ser divulgado, mas também ampliado com a participação de mais pessoas colocando à disposição do público suas obras e criações.

"REA é uma chamada para a participação -- para que você faça uso de recursos existentes, mas para que também contribua produzindo e modificando o que encontrar."
(EDUCAÇÃO ABERTA, 2011, p. 7)

TIC e a sala de aula

A utilização das TIC na Educação Superior me permitiu conhecer possibilidades de práticas, mas também um mundo de teorias. Ambas precisam ...

As mais visitadas