Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Tecnologias, onde estão?

Será que a tecnologia sempre fez parte da vida humana? 
De certa forma, podemos dizer que sim. Para Leite (2016), pode-se considerar tecnologia todo e qualquer instrumento ou recurso que auxilie o processo de construção do conhecimento, desde o mais simples como uma colher de madeira a uma ferramenta mais complexa. Então, se pensarmos bem, todos temos acesso às tecnologias no dia-a-dia, em casa ou nos lugares mais variados.

Se usarmos como exemplo a escola dos anos 90, teremos o ensino técnico do 2° grau com recursos e avanços tecnológicos que podem ou não perder para os tempos atuais, a depender da instituição e suas metodologias. 

Porém, posso dizer do curso técnico em secretariado que cursei nos anos de 1989 à 1991, detalhando as tecnologias utilizadas. Os livros didáticos específicos para o curso era uma exigência na maioria das disciplinas. Cadernos, canetas, lápis e borracha para os alunos e para os professores o quadro e giz. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_escrever

Lembro-me da aula de datilografia. Isso mesmo! Não errei no termo. Não é digitação. Nessa época eram as máquinas de escrever que faziam sucesso e, para acompanharmos e estarmos atualizados como futuros profissionais havia a necessidade de cursar a disciplina que tratava de ensinar as técnicas da datilografia.

Diante dos fatos, deixo uma reflexão. Os recursos tecnológicos de hoje são mais avançados em relação aos dos anos 90?

Pretto (2013), afirma que para o novo milênio existe a necessidade de construir uma nova escola, mesmo sabendo que a transformação da sociedade não é responsabilidade apenas dela. Porém, com as inovações acontecendo a todo o momento e com a cibercultura, pode haver um aproveitamento por parte dos professores para atingir os alunos oferecendo novos meios de conhecimento, tendo em vista que essa legitima novas formas de pensar e aprender.

A interatividade oferece um resultado interessante, a construção coletiva de saberes com o compartilhamento de conhecimentos em comunidades virtuais, o que pode ser utilizado pelos professores com o intuito de promover o comunicar e o expressar do aluno em fórum de discussão sobre temas diversos. E não apenas isso, mas fazer uso da internet como fonte de pesquisas em livros e revistas digitais, filmes e vídeos, entre outros. Não é apenas incluir uma forma de tecnologia na aula, mas pensar a aula de maneira tecnológica. O professor se torna um mediador utilizando a tecnologia para compartilhar o saber.

Portanto, no mundo em que vivemos é imperativo acompanharmos de perto as mudanças que se fazem novas todos os dias.


https://pxhere.com/pt/photo/16760

"A conectividade é o centro da vida social contemporânea."
(Leite, 2016)



TIC e a sala de aula

A utilização das TIC na Educação Superior me permitiu conhecer possibilidades de práticas, mas também um mundo de teorias. Ambas precisam ...

As mais visitadas